USTAG inicia ano letivo com novidades nas atividades disponibilizadas

A sessão de abertura do ano letivo de 2025/2026 decorreu na quinta-feira, dia 16 de outubro, na sede da Universidade Sénior Terras de Aguiar (USTAG), onde foram apresentadas as novidades das aulas de música e ornitologia, e ainda a possibilidade de abrir uma turma para aulas de ténis.

A receção, direcionada aos sócios, alunos e professores, iniciou com um momento musical proporcionado pelos futuros professores das aulas de música, Lionel Eira e Mike Calvão, acompanhados a cavaquinho por João Sousa, responsável pela Tuna da USTAG, sendo também professor de Informática e Tesoureiro da instituição.

Suzete Fernandes, Diretora da USTAG eleita em julho deste ano, sucedendo a Teresa Gonçalves na liderança da Instituição, informa que darão “continuidade ao projeto que temos vindo a proporcionar até então” e apresentou as novidades para o novo programa curricular.

Além de “alargar o âmbito da música” com as aulas de música com os dois novos professores, “vamos também dinamizar workshops”. Suzete Fernandes revela que o primeiro será de arranjos florais, que já havia sido realizado há alguns anos, a cargo de Emília Alves, e o seguinte será sobre aves, com o professor Paulo Belo, que encabeça o Clube de Ornitologia do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar há cerca de 17 anos, e com o qual haverá atividades no exterior. A novidade seguinte diz respeito ao desporto, com a possibilidade de abrir uma turma de ténis, caso haja interessados na modalidade, e usufruir da Escola de Ténis recém-aberta em Vila Pouca de Aguiar, cuja proposta foi avançada pelo Agrupamento de Escolas. A direção da USTAG deixa ainda em cima da mesa a hipótese de “ter uma aula de pilates ou ioga” e não fecham portas a outras atividades, “estamos aqui para receber sugestões”.

Quanto à importância da existência de uma instituição sénior no âmbito social, a Diretora da USTAG revela que, devido à interrupção letiva de junho a outubro, “as pessoas estavam ansiosas para que a USTAG abrisse” e dá um exemplo prático onde uma das alunas com mais idade, carinhosamente chamada de D. Mariazinha, “estava sempre a dizer que as aulas nunca mais começam, e que já estava farta de estar em casa, sempre a fazer as mesmas coisas”. A responsável pela Universidade sénior, reforça ainda que os alunos “sentem a necessidade de sair ou de estar com as pessoas que não veem, porque não é só o aprender, é uma convivência no dia a dia”.

Na sessão de abertura da USTAG estiveram ainda presentes Ana Rita Dias, Presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Daniel Alves, Presidente da Junta de Freguesia de Vila Pouca de Aguiar, e Paulo Pimenta, Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar, que se mostraram disponíveis para colaborar nas atividades.

A autarca frisou que a USTAG já é “uma referência não só a nível local, mas também a nível regional e nacional” e reconhece o “trabalho que tem sido feito até agora (…) que sempre tentou trazer inovação”. Congratulou a Universidade Sénior “por conseguirem trazer mais professores e novidades” e por terem “temáticas ligadas ao nosso concelho e às nossas raízes”, fazendo um paralelo ao “passarem esta mensagem também para os mais novos, sempre em parceria com o Agrupamento de Escolas, com atividades que são desenvolvidas no âmbito da comunidade educativa”.

Daniel Alves começou por referir a diversidade das atividades com um programa “bastante completo que tem tudo para dar certo”. Ainda sobre o ano letivo anterior, o tema do Festival Nacional de Desporto Sénior foi salientado pelo Presidente da Junta de Freguesia. “Correu espetacularmente bem, foi uma grande atividade”. Em modo de conclusão, Daniel Alves frisou o papel da USTAG como uma “ponte da saúde mental com a saúde física, que eu acho que é o melhor exemplo que nós temos”.

Paulo Pimenta evidenciou que haverá sempre disponibilidade por parte de professores do Agrupamento de Escolas para enriquecimento de atividades na USTAG e afirma que é uma relação com vantagens para ambos os lados. “Temos ao longo dos anos mantido uma parceria em diversas atividades, desenvolvidas pela USTAG ou pelo Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar, e é esta sinergia de esforços que eu quero que continue, porque certamente a vossa experiência irá enriquecer e valorizar também as nossas atividades”. Paulo Pimenta voltou a reforçar a ideia ao referir que “a interligação entre os idosos e os mais jovens é muito profícua e enriquecedora para o sucesso dos nossos alunos”.

A Diretora da Universidade Sénior, Suzete Fernandes, avança que “nas últimas duas semanas já atingimos valores consideráveis de inscrições”. O período de inscrições para a USTAG decorre até ao final do mês. As aulas começaram na segunda-feira, dia 20 de outubro, sob o mote “Vem procurar novos sonhos numa sala da USTAG”.

 

Texto e fotos: Ângela Vermelho


Partilha Facebook-
17/10/2025

Sociedade

partilha facebook