Desportivo de Chaves vence em Torres Vedras, num jogo com duas expulsões e dois penáltis

O Grupo Desportivo de Chaves foi este domingo, dia 30 de novembro, até ao Estádio Manuel Marques, derrotar o SCU Torreense, por duas bolas a zero, em partida válida para a 12ª jornada da II Liga. Reinaldo Satorno e Roberto apontaram os golos flavienses.

O Grupo Desportivo de Chaves deu continuidade à sequência positiva de resultados, depois do empate a zeros na receção ao Sporting CP “B” na jornada transata. O conjunto orientado por Filipe Martins derrotou, por duas bolas a zero, o SCU Torreense, em partida relativa à 12ª jornada do segundo escalão do futebol português.

Em relação ao onze inicial utilizado frente aos ‘leões’, o técnico dos ‘Valentes Transmontanos’, Filipe Martins operou apenas duas alterações, promovendo o regresso à titularidade de Wellington Carvalho e de Zach Muscat nos lugares então ocupados por Henrique Pereira e Mamadou Tounkara.

No que diz respeito à ficha de jogo, nota para o aumento no leque de opções do timoneiro dos azuis-grená que viu Federico Bikoro e Robyn Esajas recuperarem das suas respetivas lesões.

Para além do equato-guineense e do neerlandês, o Desportivo de Chaves contou com Vozinha, Carraça, Tiago Simões, Kiko Pereira, Ktatau, Roberto e Henrique Pereira no banco de suplentes.

Depois de um arranque de jogo morno, a ação começou ao fim do primeiro quarto de hora, momento em que o defesa Stopira evita, debaixo da trave e de forma ilegal, com o braço, o golo de Uroš Milovanović. Deste lance resultou a expulsão do cabo-verdiano e a marcação de uma grande penalidade a favor dos ‘Valentes Transmontanos’, que viria a ser desperdiçada por Uroš Milovanović (19´).

Apesar da inferioridade numérica, o emblema do Oeste foi controlando o ímpeto ofensivo dos flavienses e à passagem do minuto 26 ficou próximo de afastar a onda de azar e inaugurar o marcador, mas a posição irregular de Dany Jean invalidou o golo de Guilherme Liberato.

O Desportivo de Chaves respondeu e teve nos pés de Wellington Carvalho, aos 40 minutos, mais uma grande oportunidade para inaugurar o marcador. Após um excelente passe de Pedro Pinho, o avançado brasileiro viu Lucas Paes, com uma grande mancha, evitar o primeiro dos flavienses.

Depois de ameaçar por Wellington Carvalho, o seu compatriota Reinaldo Satorno foi derrubado em falta por David Bruno na grande área do Torreense, conquistando assim uma grande penalidade (44´) que, minutos depois, viria a concretizar (45+02´).

Em vantagem no marcador e já em período de descontos, a primeira parte terminou de feição ao emblema flaviense depois de André Simões receber ordem de expulsão, após pisão sobre João Teixeira, (45+09´) e deixar o emblema do distrito de Lisboa reduzido a nove elementos.

Após 45 minutos caóticos, a partida reatou com um ritmo mais baixo e com muitas faltas, tendo a primeira oportunidade de golo da segunda parte surgido aos 61 minutos. Na sequência de um cruzamento pelo lado esquerdo, o médio de 31 anos, João Teixeira, cabeceou a bola a rasar a barra de baliza de Lucas Paes.

O ritmo do jogo não se alterou ao longo da etapa final e foi através do banco de suplentes que a formação orientada por Filipe Martins fechou as contas do marcador. Roberto fez, de cabeça, o 2-0, após cruzamento de Kiko Pereira pelo lado esquerdo do ataque flaviense.

Com este resultado, o Grupo Desportivo de Chaves ascendeu ao quarto lugar, onde está em igualdade pontual, embora com mais um jogo, com o UD Leira, FC Vizela e SCU Torreense, com 20 pontos somados.

Declarações Filipe Martins:

“Entrámos muito bem no encontro e, durante a primeira parte, fizemos aquilo que tínhamos preparado. Na segunda parte já não fiquei tão satisfeito. Ainda assim, era um jogo muito importante para nós e, no fim, conseguimos o que queríamos: vencer. Obrigado aos nossos adeptos pelo apoio. Vencemos uma grande equipa.”

Os ‘Valentes Transmontanos’ recebem no próximo domingo, dia 7 de dezembro, às 15h30, no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, o FC Paços de Ferreira, em partida relativa à 13ª jornada da II Liga.

 

Diogo Batista
Fotos: GD Chaves

 

Filme do Jogo:

15´ -> Já com Lucas Paes batido, o defesa cabo-verdiano, Stopira, impediu, debaixo da trave e com o braço, o golo de Uroš Milovanović. Na sequência do lance, o capitão do conjunto de Torres Vedras recebeu ordem de expulsão e foi atribuído ao GD Chaves uma grande penalidade. O avançado sérvio assumiu a cobrança, mas permitiu a defesa do guardião brasileiro.

33´-> Depois de cinco minutos de análise, o VAR invalida o golo a Guilherme Liberato graças à posição irregular do autor da assistência, Dany Jean.

40´-> Oportunidade flagrante de golo Wellington. Excelente passe de rotura de Pedro Pinho a isolar o extremo brasileiro, mas Lucas Paes, com uma enorme mancha, evitou o 0-1.

44´-> Nova grande penalidade assinalada a favor do Desportivo de Chaves, depois de David Bruno derrubar Reinaldo Satorno na grande área dos visitados. O avançado emprestado pelo Santa Clara assumiu a cobrança e inaugurou o marcador.

45+09´-> Falta dura de André Simões sobre João Teixeira, com António Nobre a dar ordem de expulsão ao médio de 22 anos do SCU Torreense.

88´-> Roberto faz o 0-2. O avançado de 37 anos desviou, de cabeça, para o fundo da baliza um cruzamento vindo da esquerda de Kiko Pereira.

 

Estatísticas do jogo

SCU Torreense - GD Chaves

Remates: 2-12
Remates à baliza 1-6
Posse de bola: 44%-56%
Cantos: 4-6
Faltas: 13-17
Amarelos: 1-6
Vermelhos: 2-0 


Partilha Facebook-
02/12/2025

Desporto

partilha facebook