Cooperativa de Valpaços inicia campanha da vindima com perspetiva de "ligeira" quebra na colheita

A Adega de Cooperativa de Valpaços inicia esta quinta-feira, 11 de setembro, mais uma campanha de vindima e prevê, tal como a nível nacional, quebra de produção, disse ao Canal Alto Tâmega, o novo presidente da direção, João Cardoso.

As condições climatéricas e as doenças da videira são as causas apontadas para a “ligeira” quebra de produção de vinho na região de Valpaços, que pode atingir os 15%. Esta diminuição da colheita poderá ser pouco significativa, uma vez que, esta Adega de Cooperativa deverá receber uvas de antigos e de novos sócios, disse o novo presidente da direção.

“Vai haver uma quebra de produção na nossa região, à semelhança do que acontece a nível a nacional. Devido às condições climatéricas e às doenças que afetaram a vinha, este ano vamos ter uma quebra de produção. Essa quebra, no nosso caso, pode não ser tão acentuada, porque, notamos uma adesão grande de antigos sócios que não colocavam uvas há muitos anos, com as antigas direções, e connosco já disseram que iam colocar, assim como algumas pessoas já denotaram interesse em tornarem-se sócios”, disse João Cardoso.

A quebra vai depender também das zonas afetadas diz. “No ano passado tivemos produtores que, por exemplo, tiveram parcelas que deram 18 ou 19 toneladas e este ano podem não chegar às 10 toneladas. Depende porque houve zonas, por exemplo, Santa Valha, Fornos do Pinhal, Lagoas, Vilarandelo e Possacos, que foram afetadas pelo granizo e outras não”, salientou.

NOVA DIREÇÃO PREPARA PLANO DE REESTRUTURAÇÃO DA ADEGA COOPERATIVA

A Adega Cooperativa de Valpaços continua a dever três campanhas aos viticultores. A nova direção admite as dificuldades, apontando para um plano de reestruturação da cooperativa.

“Os pagamentos em atraso das outras direções ainda se mantêm. Estamos a falar da campanha de 2013, 2021 e 2024, cujo pagamento não está regularizado”, disse João Cardoso que não apresenta uma data estimada para a regularização dos pagamentos. “O nosso foco será a campanha deste ano (…) o que posso dizer é que o nosso olhar está na valorização do trabalho dos sócios e estamos a delinear um plano de recuperação e reestruturação da cooperativa, que será apresentado aos sócios, numa assembleia-geral o mais breve possível”.

A nova direção prevê que esta apresentação possa vir a acontecer antes do final do ano. “O plano é a nível geral, ao nível de pagamentos, de infraestruturas e vendas. É um plano para fazermos uma reestruturação e recuperação daquela casa”, realça.

Os novos órgãos sociais para o triénio 2025-2028, cuja direção é liderada por João Cardoso, tomaram posse a 26 de agosto. Miguel Moutinho assumiu o cargo de Vice-presidente e Carlos Teixeira de secretário. José Alves Azevedo, é o presidente da Mesa da Assembleia Geral que terá Luís Filipe Leite na vice-presidência e João Fernando Pires como secretário. Fernando dos Santos é o Presidente do Conselho Fiscal e António Joaquim Teixeira e Francisco Machado Fidalgo vogais.

A nova direção acredita no crescimento desta cooperativa e admite querer voltar a colocar os seus vinhos em todo o território nacional e maior aposta no mercado internacional.

A Adega Cooperativa de Valpaços foi fundada em 1956, há 69 anos, e tem atualmente cerca de 500 associados. Produz vinhos brancos, tintos rosés e espumantes.

A campanha das vindimas abre esta quinta-feira, 11 de setembro, tanto para uvas brancas como para tintas.

 

Sara Esteves

Foto: DR


Partilha Facebook-
10/09/2025

Sociedade

partilha facebook