Luís Nunes sagra-se heptacampeão de Montanha na Rampa de Boticas

O piloto natural de Carrazedo de Montenegro, concelho de Valpaços, Luís Nunes, sagrou-se no domingo, 14 de setembro, heptacampeão de Montanha Super Challenge na Rampa de Boticas, sétima etapa do Campeonato de Portugal de Montanha (CPM).

Luís Nunes, da Nunes Sport, venceu a Super Challenge do Campeonato de Portugal e sagrou-se “em casa”, na Rampa Internacional de Boticas, heptacampeão.

Entre os Super Challenge, Luís Nunes ao volante de um Skoda Fabia R5 manteve a invencibilidade e tornou-se pela sétima vez consecutiva campeão nacional, liderando de forma destacada a rampa na categoria e entre os SC-A, seguido nas duas frentes por José Lameiro (Skoda Fabia MK3) e Manuel Rocha e Sousa (Ford Focus Super Car).

O ‘furacão de Valpaços’, como é vulgarmente conhecido já havia vencido as rampas de Porca de Murça, Penha, Internacional da Falperra, Serra da Estrela, Santa Marta e Caramulo.

Numa nota publicada a Nunes Sport refere que o piloto e a equipa chegam “a um marco histórico no campeonato de Portugal de Montanha”.

Boticas foi palco de provas a contar para o Campeonato Portugal de Montanha (CPM), Campeonato Portugal de Clássicos Montanha (CPCM), Campeonato Portugal Legends Montanha (CPLM), Taça Portugal de Montanha 1300 (TPM 1300), Taça Portugal de Montanha Clássicos 1300 (TCM 1300), Taça de Portugal Kartcross de Montanha e Taça de Portugal Monolugares de Montanha.

A edição 2025 da Rampa de Boticas foi conquistada por José Correia (Osella PA.30). Em segundo lugar absoluto ficou Nuno Caetano (Osella PA21S Evo) e o espanhol José Lopez-Fombona (Audi RS5 DTM) completou o pódio.

Tomás Pinto (BRC CM 05 Evo), 4.º da geral foi o vencedor nos Protótipos B.

Nos GT, ganhou o galego Bernardo Garcia de Castro (Porsche 991.2 GT3 Cup), seguido de Jorge Perez Alonso (Porsche 992 GT3 Cup). José Rodrigues (Porsche 997.2 GT3 Cup) foi 3.ºclassificado, resultado que lhe garantiu de forma matemática o título nacional da categoria.

Nos Turismos, Pedro Alves (Cupra TCR) assinou a quinta vitória consecutiva na Categoria e na Divisão 2. Gonçalo Inácio (Kia Ceed TCR) foi segundo e Paulo Cardoso (Cupra TCR) fechou o pódio dos Turismo 2. Parcídio Summavielle (Skoda Fabia R5) regressou e impôs-se em Turismo 1 reclamando o 3º posto na geral da categoria. Na Divisão Turismo 3, o triunfo coube a Filipe Ferreira (Honda Civic Type R), na frente de Carlos Silva (Renault Clio RS) e Martim Gonçalves Pereira (Peugeot 208 R2).

Em SC-B, brilhou Luís Silva (BMW E30 M3), enquanto Bruno Carvalho (Citroën Saxo) venceu em SC-C e o regressado Nuno Pinto (Toyota Starlet) triunfou nos SC-D. Na Taça de Portugal de Kartcross de Montanha, António Alves (AG/S) voltou a vencer.

Nos Clássicos, Rui Costa (Ford Escort RS1600) confirmou o favoritismo, batendo Flávio Sainhas (Ford Escort Mk1), mas este recolheu os pontos suficientes para se sagrar tricampeão nacional.

Nos Legends caiu a invencibilidade de António Barros (BMW E36 M3), com Filipe Macedo (Citroën Saxo Cup) a triunfar, seguido do campeão em título e de Telmo Costa (Citroën Saxo).

Já quanto ao CPM 1300, Tiago Santos (Citroën AX Sport) conquistou a vitória, à frente de Aníbal Rolo (Datsun 1200), vencedor entre os Clássicos 1300, e de Hugo Magalhães (Suzuki Swift GTi). No FPAK Junior Team, André Brás Jr. festejou o primeiro triunfo da carreira, superando Nuno Guimarães e Carolina Martins.

A prova da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) foi organizada pela Demoporto e contou com o apoio do Município de Boticas. A última etapa realiza-se no primeiro fim-de-semana de outubro, na Rampa da Arrábida, em Setúbal.

 

Sara Esteves

Foto: DR


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15/09/2025

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