GD Chaves empata na receção ao Feirense, em jogo de despedida do presidente da SAD

O Grupo Desportivo de Chaves empatou a uma bola este domingo, dia 14 de setembro, na receção ao CD Feirense, em partida a contar para a quinta jornada da II Liga. No seu último jogo na liderança do clube, o presidente da SAD flaviense, Francisco José Carvalho, foi homenageado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e pela Liga Portugal (LP).

Os “Valentes Transmontanos” somaram, este domingo, mais um empate nesta edição 2025/2026 da II Liga, desta vez, na receção ao CD Feirense. Leandro Antunes, capitão dos ‘fogaceiros’ inaugurou o marcador aos 35 minutos, enquanto Roberto, de grande penalidade, repôs a igualdade aos 75. Antes do arranque da partida, Francisco José Carvalho, presidente da SAD do GD Chaves, e Wellington Carvalho foram homenageados.

Presidente da SAD homenageado em jogo de despedida

A poucos minutos de cumprir o 494º e último jogo enquanto líder da SAD do conjunto azul-grená, Francisco José Carvalho foi homenageado pelo presidente da Liga Portugal, Reinado Teixeira, e pela secretária-geral da Federação Portuguesa de Futebol, Helena Pires, recebendo duas camisolas alusivas ao número de jogos que completou ao leme dos azuis-grená.

Ao que o Canal Alto Tâmega apurou, a saída de Francisco José Carvalho deve-se à compra da maioria do capital social da SAD azul-grená por parte do grupo mexicano, Orlegi Sports. Esta empresa do ramo desportivo detém ainda o Santos Laguna e o Atlas, ambos do México, e os espanhóis do Sporting de Gijón.

Sob o comando de Francisco José Carvalho, desde 2013, o Grupo Desportivo de Chaves assegurou a subida ao principal escalão do futebol português por duas vezes, nas temporadas 2015/2016 e 2021/2022.

Wellington Carvalho ultrapassa centena de jogos

Já Wellington Carvalho, extremo brasileiro de 32 anos, enquanto recupera de lesão, foi também homenageado por ultrapassar a marca dos 100 jogos ao serviço do Grupo Desportivo de Chaves.

Chaves ameaça, mas é o Feirense quem concretiza

No que diz respeito ao jogo, o mesmo arrancou com um ritmo elevado, com várias disputas de bola e com o Desportivo de Chaves a tentar assumir o jogo, chegando mesmo, aos 21 minutos, a introduzir a bola na baliza dos ‘fogaceiros’.

Depois de uma jogada de insistência, em que Tiago Almeida e Roberto levaram perigo à baliza de Francisco Meixedo, foi mesmo Gabriel Costa, médio do Feirense, quem introduziu a bola na própria baliza. Apesar do esférico abraçar a rede, a jogada foi revista pelo VAR, que após traçar a linha de fora-de-jogo, descobriu Roberto em posição irregular.

Após o susto e numa altura em que os flavienses estavam por cima na partida, a formação liderada por Ricardo Costa reagiu e desbloqueou o marcador. O capitão ‘fogaceiro’, Leandro Antunes, respondeu, de cabeça, da melhor forma a um cruzamento teleguiado de Miguel Correia.

O Desportivo de Chaves tentou, ainda na primeira parte, responder ao golo sofrido, primeiro por intermédio de Roberto (39´), depois por Ktatau (41´), mas em ambas ocasiões a bola acabou por sair acima da baliza ‘fogaceira’.

Desportivo de Chaves não baixa os braços e arrecada um ponto

No regresso do intervalo, a formação azul-grená, em busca do golo do empate, mostrava dificuldades em criar ocasiões claras, aliado a isso os “Valentes Transmontanos” viam o tempo escoar-se rapidamente, apesar da bola pouco rolar, devido às sucessivas interrupções. Apesar disso, o Desportivo de Chaves não baixou os braços, e, aos 74 minutos, ganhou novo alento.

No interior da grande área ‘fogaceira’, Luiz Gustavo travou com o braço um remate de David Kusso, tendo Miguel Fonseca, árbitro da partida – após rever o lance no VAR – apontado para a marca dos 11 metros. Com uma cobrança exímia, bola para um lado e guarda-redes para o outro, Roberto bateu Francisco Meixedo e repôs a igualdade no marcador (75´).

A partir do golo, Filipe Martins foi cada vez mais forçando, a partir do banco, o golo da reviravolta, que esteve próximo de acontecer próximo do fim do encontro, por intermédio de Kiko Pereira.

A dois minutos do apito final (90+05´), Kiko Pereira, após cruzamento de Carraça, cabeceou a bola a rasar a barra da baliza defendida por Francisco Meixedo, desperdiçando assim a oportunidade de amealhar três pontos.

Com este empate, o Grupo Desportivo de Chaves soma sete pontos, em cinco jogos disputados, ocupando o nono lugar da tabela classificativa.

Declarações de Filipe Martins: “Jogou-se muito pouco tempo útil. A haver um vencedor no encontro era o GD Chaves. Faltou-nos eficácia. Somámos pontos em todos os jogos. Isto é a segunda Liga”

O emblema azul-grená volta a entrar em campo no próximo sábado, às 20h, no Estádio Municipal das Laranjeiras, onde terá pela frente o USC Paredes, em partida a contar para a 2ª eliminatória da Taça de Portugal.

Diogo Batista
Fotos: GD Chaves


Partilha Facebook-
15/09/2025

Desporto

partilha facebook