PSD oficializa candidatos aos órgãos autárquicos de Vila Pouca de Aguiar

A apresentação oficial dos candidatos do Partido Social Democrata (PSD) à Câmara Municipal, à Assembleia Municipal e às Juntas de Freguesia decorreu no domingo à tarde, dia 21 de setembro, no Mercado Municipal de Vila Pouca de Aguiar.

Com Ana Rita Dias como candidata à Câmara Municipal nas próximas eleições autárquicas, o círculo completa-se com Filipe Nascimento como cabeça de lista à Assembleia Municipal, João Sarmento como Mandatário da Candidatura, e ainda José Teixeira, Diogo Fernandes, Matilde Santos, António Ferreira, Domitila Reboredo e António Ribeiro, que preenchem o executivo municipal.

Também os candidatos às Juntas de Freguesia foram oficialmente apresentados – Alfarela de Jales: Sónia Sousa; Alvão: Jorge Fernandes; Bornes de Aguiar: Rui Sousa; Bragado: João Videira; Capeludos de Aguiar: Sandra Pinto; Pensalvos e Parada de Monteiros: Liliana Rodrigues; Sabroso de Aguiar: Carlos Anjos; Soutelo de Aguiar: Manuel Pereira; Telões: Ricardo Costa; Tresminas: Patrícia Pereira; Valoura: Eliseu Mendes; Vila Pouca de Aguiar: Daniel Monteiro Alves; Vreia de Bornes: Manuel Borges; e Vreia de Jales: Sérgio Favaios.

Com uma audiência bastante composta por militantes e apoiantes, o evento de apresentação contou com a presença de Alexandre Poço, Vice-Presidente do PSD, e Fernando Queiroga, deputado da Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Vila Real, que demonstraram o seu apoio à candidatura de Ana Rita Dias.

Conforme publicação nas redes sociais da página de candidatura de Ana Rita Dias, os compromissos a que se propõem a nível de infraestruturas envolvem a construção de um pavilhão multiusos; a requalificação de centros históricos de Vila Pouca de Aguiar e Pedras Salgadas e da zona envolvente do Centro de Saúde; a melhoria dos acessos à autoestada 24 (A24); a ligação das ciclovias aos centros urbanos; e a remodelação da rede de distribuição de água.

No setor da economia e emprego, pretendem criar a Feira Económica do Concelho; valorizar a marca “Capital do Granito”; melhorar as zonas industriais e captar e apoiar investimentos industriais; e promover o comércio a nível externo.

Na área da agricultura e ambiente, está em cima da mesa a criação de um Plano de Gestão Florestal e Recuperação da Paisagem, a conceção do Conselho de Desenvolvimento Rural, o lançamento do Banco de Terras; e a criação de um depósito de resíduos agrícolas.

A inauguração de uma rede de transporte para o desporto e de um gabinete médico desportivo; a reativação do desporto motorizado; e a implementação de infraestruturas desportivas outdoor fazem parte das políticas para a seção desportiva.

Quanto à juventude, os compromissos incluem apoiar o empreendedorismo jovem; criar lotes de habitação para famílias jovens; requalificar o acesso à escola sede de Vila Pouca de Aguiar; e comparticipar o transporte de jovens universitários.

Na valorização do território, assumem a dinamização do Complexo de Tresminas e do Centro Interpretativo de Jales; e a criação do Centro Interpretativo do Megalitismo do Planalto do Alvão, do Centro Arqueológico do Alto Tâmega e Barroso e do Centro Interpretativo do Património Cultural e Etnográfico.

No setor do turismo, a candidatura dá primazia à construção de um Completo Aquático e Cultural em Pedras Salgadas, à renovação das praias fluviais de Viduedo e Reboredo de Jales; ao reforço de sinalética turística; assim como, ao evento turístico Castrejo no Parque da Barragem da Falperra, à Ludoteca em Pedras Salgadas e à Feira do Ouro Romano.

No setor social, nomeadamente na terceira idade, auguram avançar com a criação de um Seguro de Saúde Municipal Sénior e de uma rede de transportes sénior; combater o isolamento; e reforçar o apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

As eleições realizam-se a 12 de outubro de 2025.

 

Ângela Vermelho

Fotos: Ana Rita Dias

 


Partilha Facebook-
23/09/2025

Política

partilha facebook