GD Chaves derrota FC Vizela e é a única equipa invicta na II Liga

Com um golo de Roberto aos 65 minutos, o Grupo Desportivo de Chaves, recebeu e bateu o líder da II Liga, FC Vizela, por uma bola a zero, em partida relativa à 7ª jornada da prova. Os vizelenses jogaram mais de meia hora com menos dois elementos, depois das expulsões de José Sampaio e Heinz Morschel.

O Grupo Desportivo de Chaves recebeu e venceu o FC Vizela, por uma bola a zero, em partida a contar para a 7ª jornada da II Liga. Roberto marcou o golo da vitória aos 65 minutos, numa altura em que os vizelenses já se encontravam reduzidos a nove elementos, após a expulsão de José Sampaio (45+6´) e Heinz Morschel (52´). Com este resultado, os “Valentes Transmontanos” ascenderam ao quarto lugar da tabela classificativa.

No arranque da partida, os vizelenses entraram ligeiramente melhor, embora sem conseguirem criar perigo junto à baliza de Vozinha, tendo pela frente uma defesa segura e coesa. Perto da meia hora de jogo, o Desportivo de Chaves desequilibrou a balança e começou a tomar conta do jogo, aproximando-se cada vez mais área minhota.

A primeira e única oportunidade de golo da primeira metade surge aos 42 minutos e do pé direito de Pedro Pinho. Depois de uma recuperação de bola junto à área vizelense, Paulo Victor assiste Pedro Pinho que, à entrada da área, rematou ao ângulo da baliza de Antonio Gomís, mas o guardião espanhol evitou, com uma grande defesa, o primeiro golo do encontro.

A poucos segundos do término da primeira parte, o Desportivo de Chaves partiu, pelo segundo jogo consecutivo em vantagem numérica para o descanso. O já amarelado José Sampaio interrompeu, recorrendo à falta, um contra-ataque flaviense conduzido por Henrique Pereira, recebendo assim ordem de expulsão, após ser admoestado com um segundo cartão amarelo.

Se com a expulsão de José Sampaio a tarefa dos vizelenses já estava complicada, ao minuto 52 ficou ainda mais, visto que Heinz Morschel, depois de uma entrada dura sobre João Teixeira, foi também expulso, após acumular dois cartões amarelos.

Com mais dois elementos em campo, o Desportivo de Chaves foi colocando cada vez mais pressão junto à área vizelense, mas foram os visitantes que, à passagem da hora de jogo, ficaram próximos de inaugurar o marcador. Na sequência de um contra-ataque, Damien Loppy serviu Miguel Tavares, mas este, em posição frontal à baliza, não aproveitou a oportunidade e atirou ao lado.

A resposta flaviense surgiu cinco minutos depois (65´), na sequência de um cruzamento de Kiko Pereira pela esquerda, Roberto aproveitou um corte incompleto de Leverton Pierre para colocar os “Valentes Transmontanos” em vantagem na partida.

Em vantagem numérica e no marcador, o emblema azul-grená tomou, de forma mais efusiva, as rédeas do encontro, apesar de não conseguir criar oportunidades claras de golo.

Face à vantagem magra dos visitados, a formação de Vizela mostrava-se coesa defensivamente e ia procurando, em transições, ferir a baliza de Vozinha. Uma estratégia que, ao minuto 87, ficou próxima de dar ‘frutos’, depois do remate de Schutte à entrada da área, Bastunov não foi capaz, na recarga, de empatar a partida.

Com este triunfo, o Desportivo de Chaves encurtou a distância dos lugares cimeiros e passou a ser a única equipa invicta na prova, após infligir a primeira derrota ao FC Vizela na prova.

Declarações de Filipe Martins: “Foi um jogo entre dois fortes candidatos à subida. Estamos muito felizes por termos vencido em nossa casa. Estes eram três pontos extremamente importantes para nos aproximarmos da liderança do campeonato”

Os “Valentes Transmontanos” voltam a entrar em ação na sexta-feira, 17 de outubro, às 19h30, no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, onde receberá o SL Benfica, em partida relativa para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal.

Diogo Batista
Fotos: Liga Portugal


Partilha Facebook-
06/10/2025

Desporto

partilha facebook