Tradicional magusto de S. Martinho junta crianças e idosos da Misericórdia de Chaves

O tradicional magusto de S. Martinho foi assinalado na Santa Casa da Misericórdia de Chaves em todos os equipamentos sociais da secular instituição de forma a manter viva a tradição, relembrando hábitos, costumes e vivências que promovam igualmente o salutar convívio entre gerações, revelou a instituição.

Motivados pela comemoração do S. Martinho, mas, também recordando-se dos tempos em que realizavam a apanha da castanha, os idosos da Santa Casa da Misericórdia de Chaves reviveram tempos antigos.

Com atividades alusivas à quadra, dinamizadas pela equipa de animação sociocultural, foram promovidas ações de desenvolvimento da motricidade fina e de estímulo à criatividade junto da comunidade sénior, através da pintura e recorte de castanhas em papel, como um dos símbolos do S. Martinho, que serviram para adornar os cartuchos onde foram colocadas as castanhas depois de assadas.

 

Encontro de gerações

 

As crianças a frequentar as respostas infantis nos equipamentos sociais de Vidago e de Casas dos Montes partilharam a atividade com os utentes das respetivas estruturas residenciais seniores.  

Entre cantigas populares, lengalengas, provérbios, ditados populares e algumas curiosidades inerentes à lenda de São Martinho, a atividade permitiu “estimular o convívio entre as duas gerações proporcionando momentos de descontração, animação e troca de afetos entre os mais idosos e os mais novos e depois de assadas as castanhas o tão esperado lanche típico reconfortante”, salientou a Santa Casa da Misericórdia de Chaves numa nota enviada.

 

 


Partilha Facebook-
17/11/2025

Sociedade

partilha facebook