Festival “Fontes Sonoras” celebrou a cultura transfronteiriça

As cidades de Chaves e Verín receberam durante três dias, 14,15 e 16 de novembro, a primeira edição do Festival “Fontes Sonoras” organizado pela Eurocidade Chaves-Verín, dedicado à música e à criação literária.

O evento transfronteiriço arrancou na sexta-feira, na Biblioteca Municipal de Chaves com uma sessão de contos conduzida pelo narrador Xavier Frías Conde, especialista em Linguística Ibero-românica, além de tradutor e escritor. Natural de Salamanca e autor de mais de 60 obras publicadas em várias línguas, Frías Conde, esteve ainda na Biblioteca de Verín.

No sábado, o Museu das Termas Romanas foi palco de uma sessão de poesia com Chus Pato, considerada uma das vozes mais reconhecidas da literatura galega contemporânea e vencedora do Prémio Nacional de Poesia 2024, ao qual se juntou Jorge Melícias, poeta e tradutor português, autor de uma vasta obra que cruza fronteiras linguísticas e estéticas. O encontro de poesia e diálogo repetiu no domingo na Casa da Cultura de Verín.

Na noite de 15 de novembro decorreu ainda o concerto do grupo ‘Cantar Poesía’ na Igreja de Santa María A Maior de Verín assim como na Igreja da Misericórdia de Chaves, no domingo 16 de novembro. Sob direção artística de Irene Brigitte, e com Pedro Martins e Xurxo Varela, o trio interpretou um repertório inspirado na poesia musicada dos séculos XVI e XVII, num diálogo entre as tradições portuguesa e italiana.

O Festival “Fontes Sonoras reuniu narradores, poetas e músicos em espaços emblemáticos, “afirmando-se como um encontro cultural e turístico de referência no território da Eurocidade”, referiu a autarquia flaviense.

O projeto Eurocidade Termal y del Agua’ é organizado pela Eurocidade Chaves-Verín e cofinanciado pela União Europeia através do programa INTERREG POCTEP Espanha-Portugal 2021-2027.

Fotos: Eurocidade Chaves-Verín


Partilha Facebook-
17/11/2025

Cultura

partilha facebook