Com ‘ajuda’ de Naldo, GD Chaves afasta crise e vence em Matosinhos

O Grupo Desportivo de Chaves colocou um ponto final no ciclo de resultados negativos ao bater este domingo, dia 16 de novembro, no Estádio do Mar, o Leixões SC, por uma bola a zero, numa partida válida para a 16ª jornada da II Liga, disputada de forma antecipada.

O Grupo Desportivo de Chaves desfez-se este domingo da crise que atravessava ao derrotar, na deslocação ao Estádio do Mar, o Leixões Sport Club, por uma bola a zero, num jogo onde contou com a ‘ajuda’ de Naldo para arrecadar os três pontos.

Sob o sabor amargo da derrota há quatro jogos consecutivos, Filipe Martins, treinador do Grupo Desportivo de Chaves, operou cinco alterações em relação ao onze titular utilizado na derrota frente ao FC Porto “B”. Sem poder contar com os internacionais Vozinha e Zach Muscat, a escolha do técnico dos flaviense recaiu em Marko Gudzulic e Mamadou Tounkara. David Kusso regressou ao onze titular face à expulsão de Kiko Pereira no jogo diante dos ‘dragões’. Por opção, João Teixeira e Uroš Milovanović ocuparam os lugares de Ktatau e Roberto no onze inicial.

Com as lesões de Pedro Pelágio, Aarón Romero, Roan Wilson, Robyn Esajas, Federico Bicoro e Rúben Pina, o técnico de 47 anos contou com Thiago Pereira, Paulo Victor, Roberto, Henrique Pereira, Tiago Almeida, Ktatau, Gabi Rodrigues, Tiago Simões e João Pedro no banco de suplentes.

Apesar do momento melancólico vivido pelo emblema azul-grená nos últimos tempos, o encontro, disputado antecipadamente, da 16ª jornada da II Liga não poderia ter arrancado de melhor forma à turma de Filipe Martins. Aos quatro minutos de jogo, o defesa experiente do Leixões SC, Naldo, protagonizou o momento de maior realce no jogo ao desviar o cruzamento de Reinaldo Satorno para o fundo das redes da própria baliza.

O autogolo de Naldo que colocou, ainda cedo na partida, o Desportivo de Chaves em vantagem no marcador, trouxe tranquilidade aos flavienses que foram capazes de conter as várias investidas, maioritariamente protagonizadas por Werton e Bica, dos ‘bébés do mar’ durante a primeira metade. Ainda na primeira metade (37´), e antes de uma oportunidade flagrante de Salvador Agra (40´), o Desportivo de Chaves, por intermédio do avançado sérvio, Uroš Milovanović, ficou próximo de ampliar a vantagem.

Na segunda metade, os ‘Valentes Transmontanos’, conscientes da necessidade de somar pontos, recuaram o bloco e com Marko Gudzulic em grande forma conseguiram, ao longo da segunda metade, controlar um Leixões cada vez mais acutilante.

Na reta final do encontro, a formação azul-grená deteve duas ocasiões, com Henrique Pereira em bom plano em ambas, de ampliar o marcador. Aos 87 minutos, Roberto viu Igor Stefanović, com uma grande defesa, negar-lhe o golo, um feito que viria a repetir minutos depois (89´), desta vez, a Henrique Pereira, apos um remate cruzado do extremo de 23 anos.

Já em período de descontos, o recém-entrado na partida, Paulité, ainda tentou roubar dois pontos aos flavienses, mas, novamente, Marko Gudzulic mostrou serviço e com uma grande defesa selou o triunfo azul-grená em Matosinhos.

Declarações de Filipe Martins: “Sinceramente, acho que o resultado é curto face às oportunidades que produzimos ao longo do jogo. Continuamos firmes na luta pelos nossos objetivos. Um agradecimento aos nossos adeptos, que vieram aqui ao Mar mesmo em dia de mau tempo.”

O Grupo Desportivo de Chaves volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 23 de novembro, às 11h, para receber, no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, o Sporting CP "B", em partida relativa à nona jornada da II Liga

Filme do jogo

4´ -> Chaves em vantagem [0-1]. Depois de uma defesa incompleta de Stefanović a um cruzamento que saiu desviado de Reinaldo Satorno, a bola acabou por ressaltar em Naldo e entrar na baliza leixonense.

37´-> Uroš Milovanović responde assertivamente a um cruzamento de Carraça e com um remate de primeira obriga Stefanović a uma grande defesa para evitar o 2-0.

41´-> Depois de um excelente passe de Bica a desmarcar Salvador Agra, valeu a intromissão de Ricardo Alves para evitar um remate mais preciso do camisola 11 dos ‘bébés do mar’.

64´-> Defesa atenta de Marko Gudzulic a remate prometedor de Bica, com o pé esquerdo, dentro da grande área

87´-> Na sequência de um contra-ataque azul-grená, Henrique Pereira serviu Roberto que, no interior da grande área, disferiu um remate forte que viria a ser defendido por Stefanović.

89’ -> Henrique Pereira flete para o meio e opera um remate cruzado, valeu, novamente, a atenção de Stefanović para evitar o 2-0.

90+03´-> Paulité, à entrada da grande área, remata colocado ao ângulo superior direito da baliza flaviense, e Marko Gudzulic responde à altura com uma defesa para canto.

Diogo Batista
Fotos: GD Chaves


Partilha Facebook-
17/11/2025

Desporto

partilha facebook