Projeto ‘Lidera’ quer capacitar alunos da Secundária António Granjo para uma leitura mais crítica das notícias

A Escola Secundária Dr. António Granjo, em Chaves, deu início ao projeto ‘Lidera – Ler Informação Diária para Escolher, Refletir e Agir’, que pretende capacitar os alunos para uma leitura cada vez mais crítica das notícias e dos conteúdos informativos que consomem.

A iniciativa nacional dedicada ao desenvolvimento da literacia mediática e digital entre os jovens é articulada com a área de Cidadania e Desenvolvimento.

A primeira de um conjunto de seis sessões juntou seis turmas do ensino secundário, com estudantes do 10.º e 11.º.

Segundo a escola, o projeto tem como grande objetivo “reforçar a capacidade de análise, avaliação e verificação da informação, contribuindo para uma cidadania mais informada e para a resistência à desinformação, num tempo em que a circulação de conteúdos falsos ou manipulados se tornou parte do quotidiano digital”, lê-se numa nota enviada à redação.

O ‘Lidera’ resulta de uma parceria entre a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), a Cátedra UNESCO em Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania do Instituto Politécnico de Lisboa e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).

Ao longo do ano, a Escola Secundária Dr. António Granjo prevê a realização de momentos de capacitação dirigidos aos mediadores das bibliotecas, que, posteriormente, dinamizarão sessões junto dos seus públicos, “num modelo de ciclos de ação sucessivos e integrados”, explica o Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo.

Com esta iniciativa, e de acordo com a Equipa da Biblioteca Escolar deste agrupamento, a escola “reafirma o seu compromisso com a formação integral dos alunos, promovendo competências essenciais para compreender, questionar e agir de forma consciente em ambientes mediáticos”, termina por dizer esta instituição de ensino público.

 


Partilha Facebook-
18/11/2025

Sociedade

partilha facebook