Cantar das Janeiras reuniu mais de 150 participantes em Chaves

Mais de 150 cantadores de várias gerações participaram, na sexta-feira, no Mercado Municipal de Chaves, na sexta edição do Encontro Flaviense de Cantadores de Janeiras, uma iniciativa que pretende preservar e valorizar uma das tradições mais emblemáticas da cultura popular de inverno.

O evento reuniu cerca de uma dezena de grupos de cantares, que apresentaram ao público cânticos seculares de cariz religioso e festivo, acompanhados por instrumentos tradicionais, “num ambiente marcado pela alegria, convívio e partilha intergeracional”, disse a autarquia.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Chaves, Tiago Caldas, sublinhou a importância da iniciativa para a preservação da identidade cultural local, referindo que “o cantar das Janeiras é uma tradição que atravessa gerações e que continua a unir a comunidade em torno da sua memória coletiva”.

“Cada grupo dá um contributo fundamental para manter viva esta herança cultural, que é feita de vozes, histórias e afetos partilhados”, acrescentou o autarca, que esteve presente no evento acompanhado pela vereadora Paula Chaves.

Também a organização destacou a forte adesão do público e dos participantes. Para a Associação Cultural Flaviense, promotora do encontro, esta é “uma demonstração clara de que as tradições populares continuam a ter um papel central na vida cultural do concelho”.

O espetáculo terminou com um momento de confraternização entre os participantes e com a entrega de lembranças a todos os grupos, num gesto “simbólico” que pretendeu “reforçar o espírito comunitário do encontro”.

A iniciativa, organizada pela Associação Cultural Flaviense com o apoio do município, contou com a participação dos grupos Acrepes – Grupo Folclórico e de Cantares, Faiões Sempre a Brilhar, Grupo de Cantares de Vilarelho da Raia, Grupo de Concertinas do Monumento, Grupo de Danças e Cantares Regionais de Santo Estêvão, Grupo Folclórico Santa Maria Maior, Grupo Folclórico Vila Medieval Santo Estêvão, Grupo Musical Amizade, Rancho Folclórico Ases da Madalena e Tuna Laetitia de Vila Verde da Raia.

 

Fotos: CM Chaves


Partilha Facebook-
29/01/2026

Cultura

partilha facebook