Jovens de Chaves no último adeus ao Papa Francisco

Um grupo de jovens de Chaves, da paróquia da Sagrada Família, participou no Jubileu dos Adolescentes, em Roma. Os 21 jovens e adolescentes foram incentivados pela participação da catequista do 8°catecismo nas Jornadas Mundiais da Juventude, em Lisboa.

Num convite do Papa Francisco, participaram no Jubileu da "Esperança" e apesar de não concretizarem o desejo de obtenção da benção, bem como a canonização do Beato Carlo Acutti, tiveram a oportunidade de dizer o último adeus ao Papa Francisco que faleceu na segunda-feira, 21 de abril.

“Foi fantástico porque inicialmente íamos todos com um propósito e de facto, estarmos presente neste momento, também foi importante e mexeu com os miúdos”, disse Paula Arantes responsável pelo Grupo de Jovens.

Este grupo partiu de Chaves na quinta-feira, 24 de abril, três dias depois da morte do Bispo de Roma. Apesar da notícia que abalou toda a comunidade, este grupo de peregrinos não desistiu da viagem.

“Tivemos quatro a cinco horas em fila e isto para eles não foi uma ‘seca’. Foi o expandir da fé a trabalhar, ver o coração deles com o amor, a fé que eles têm. Isso é muito gratificante. Não foi só chegar lá e visitar, a nossa fé foi ir à procura dos nossos alimentos, das basílicas que poderíamos visitar, porque, com isto, muita coisa mudou. O nosso programa mudou muito e os jovens perceberem que nem tudo é fácil, é isso que o nosso Papa também nos passava”, salientou a responsável pelo Grupo de Jovens.

Durante uma viagem que durou cinco dias, este grupo, constituído por 34 peregrinos, além da despedida ao Papa Francisco tiveram a oportunidade de visitar alguns lugares característicos de Roma, confraternizar com outros jovens e adolescentes, partilhar experiências de fé e espiritualidade.

“Era imensa gente, desde jovens adultos, tudo a querer visitar, mas um ambiente sereno, sem stresse, claro. A confusão faz parte do elevado número de pessoas, mas muita emoção, muita fé no rosto das pessoas. Estávamos ali, todos unidos pela mesma coisa”, recordou a catequista do 8º catecismo.

No sábado [dia do funeral] não participamos porque já não conseguimos. Fomos visitar outros monumentos religiosos importantes para que eles pudessem ficar com essas memórias e depois participamos na missa da celebração de Jubileu, no domingo, em que a Praça de São Pedro estava repleta”.

O Jubileu dos Adolescentes foi vivido num contexto global de oração e luto pela morte do Santo Padre. Milhares de adolescentes das dioceses de toda a Itália e do mundo atravessaram a Porta Santa de São Pedro e depois se despediram pela última vez do Papa, exposto na Basílica para a veneração dos fiéis, reuniram-se na área em torno da Basílica Romana de São Pedro e São Paulo, para viver a oração da «Via Lucis»

“São memórias que se somam a outras memórias e certamente que esta visita a Roma ficará para sempre guardada no coração de todos estes adolescentes e jovens”, terminou por dizer Paula Arantes.

 

Sara Esteves

Fotos: Paróquia da Sagrada Família Chaves


Partilha Facebook-
29/04/2025

Sociedade

partilha facebook