Santos Populares animam equipamentos sociais da Misericórdia de Chaves

Em mês de Santos Populares, a Santa Casa da Misericórdia de Chaves dedicou a semana a assinalar a atividade comemorativa em todas as estruturas residenciais da instituição, marcada também pelo convívio intergeracional. Não faltou música, dança e festa gastronómica, mantendo vivas as tradições culturais.

A atividade recreativa decorreu nas diversas estruturas residenciais para pessoas idosas da instituição, onde não faltou a tradicional ementa gastronómica alusiva aos Santos Populares: sardinha assada, entremeada, caldo verde, pimentos assados e pão centeio.

Além das quadras sanjoaninas e muita animação musical, outras ações pontuaram a semana na instituição, como a pintura e a realização de jogos cognitivos alusivos ao tema, bem como a elaboração de decorações temáticas através do reaproveitamento de diversos materiais que deram lugar a arcos, balões e manjericos de papel. O mestre do convívio popular foi o martelo de São João.

Convívio intergeracional

A ação, que faz parte do plano anual de atividades, mantém-se integrada num plano de envelhecimento ativo da instituição, dinamizado pela equipa de Animação Sociocultural da Misericórdia de Chaves que pretende para além de cumprir a tradição, realizar atividades recreativas e incrementar a participação ativa dos seniores.

“Reviver e manter tradições culturais, promover o convívio, o bem-estar e a participação ativa dos utentes de forma a trabalhar a motricidade fina, estimular a criatividade e a capacidade lúdica,” fizeram parte dos objetivos.    

Atividades intergeracionais proporcionando o convívio entre crianças e idosos também foram uma realidade, sobretudo nos equipamentos que abrangem igualmente respostas sociais destinadas à infância.

Sandra Gonçalves


Partilha Facebook-
02/07/2025

Sociedade

partilha facebook