Entidades visitam locais onde está a ser desenvolvido um projeto ligado à agricultura e pecuária

Gestores da Fundação Belmiro de Azevedo (FBA), entidade financiadora, representares do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), autarquia e entidades do Barroso realizaram uma visita técnica aos locais onde decorrem atividades desenvolvidas no âmbito do projeto IPB-FBA SIPAM Barroso, em Montalegre.

Em Pitões das Júnias, o projeto envolveu ações de fogo prescrito para controlo das giestas, o restauro da produtividade e composição florística de lameiros, através da aplicação de calcário magnesiano, o cultivo tradicional (orgânico) de centeio e o restauro de uma turfeira, disse a autarquia.

Na Quinta da Veiga, e segundo o município, os visitantes observaram os ensaios de diversificação das rotações tradicionais com a introdução do trigo-sarraceno e da colza, e de centeio e batata-semente que envolvem, entre outros tratamentos, vários níveis de fertilização, compassos de plantação, acondicionamento da batata e aplicação de dessecantes. Em Santo André, o projeto dá apoio à extensificação da criação de gado bovino.

A iniciativa resulta de uma parceria entre a Fundação Belmiro de Azevedo (FBA) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) com a colaboração técnica e institucional do Barroso - Sistema Importante do Património Agrícola Mundial (SIPAM-Barroso), da Câmara Municipal de Montalegre, do Parque Nacional da Peneda Gerês, da Cooperativa Agrícola do Barroso (CoopBarroso) e da Junta de Freguesia de Pitões das Júnias.

“O projeto está definido em três eixos: Descrição agronómica do Sistema Tradicional Agrícola -SIPAM-Barroso, Restauração da estrutura florística e da produtividade dos lameiros e Herbivoria pírica e implementação do pastoreio rotacional em pastagens comunais”, disse a Câmara Municipal numa nota publicada.

Além dos elementos da Fundação Belmiro de Azevedo e dos técnicos do IPB, a visita contou com a presença da Vice-presidente da Câmara, Ana Isabel Dias, de Adelino Bernardo do SIPAM Barroso, de Elói Pereira da CoopBarroso e de Lúcia Jorge, Presidente da Junta de Pitões.

 

Fotos: CM Montalegre


Partilha Facebook-
05/08/2025

Sociedade

partilha facebook