Autarquia de Chaves apela à segurança na tradicional peregrinação ao São Caetano

A peregrinação inicia na quinta-feira, dia 7, e termina no domingo.

O Município de Chaves apelou hoje aos peregrinos e automobilistas para a importância do cumprimento das regras de segurança e das indicações das autoridades durante o percurso até ao Santuário de São Caetano que recebe de 07 a 10 de agosto a tradicional peregrinação anual.

As festividades juntam todos os anos milhares de romeiros e a autarquia recomenda “o uso de coletes refletores, em qualquer horário do dia, circular em fila na berma contrária ao sentido do trânsito, não andar em locais onde seja proibida a circulação de peões, sinalizar o início e fim dos grupos, não caminhar sozinho durante o período noturno e por fim não usar auscultadores nem o telemóvel durante o trajeto”, referiu a Câmara Municipal, numa nota publicada.

A autarquia apela ainda aos condutores para moderarem a velocidade e terem especial atenção aos romeiros.

A peregrinação inicia na quinta-feira, dia 7, pelas 19h00 com a celebração eucarística de Memória Litúrgica de S. Caetano. Na sexta-feira, dia 8, realiza-se, a partir das 16h00, o acolhimento aos peregrinos e a abertura dos espaços de culto.

No sábado, dia 9, celebram-se duas eucaristias, pelas 10h00 e pelas 21h00, esta de Vigília com Procissão das Velas. No domingo, o programa inicia às 07h00 com a Eucaristia Matutina, seguindo-se a “Missa Espanhola”, pelas 09h00 e a Eucaristia Solene da festa, pelas 11h30, presidida pelo Pároco António Joaquim Dias, reitor do Santuário, com a participação do Coral Vicentino de Chaves. Esta cerimónia conta com procissão constituída por 10 andores e acompanhada por duas Bandas filarmónicas. Haverá também, pelas 16h00 um concerto realizado pelas Bandas Musicais da Torre de Ervededo e de Loivos.

De recordar que recentemente foi inaugurado um novo passeio pedonal, que liga Chaves ao Santuário de São Caetano para segurança dos peregrinos. Foram também instalados dois bebedouros ligados à rede de abastecimento pública para que os peregrinos possam refrescar-se e hidratar-se ao longo da caminhada. Um localiza-se à entrada da calçada romana de Sanjurge e o segundo junto ao cruzamento da campina para o Couto de Ervededo.

 

Sara Esteves

Fotos: DR


Partilha Facebook-
06/08/2025

Sociedade

partilha facebook