Filipe Martins e o jogo com o Benfica “B”: “(...) estamos preparados para dar uma boa resposta amanhã (...)”

O treinador do Grupo Desportivo de Chaves, Filipe Martins, anteviu, este sábado, dia 9 de agosto, o embate diante do SL Benfica “B”, a contar para a jornada inaugural da II Liga.

A poucas horas da estreia no segundo escalão do futebol português frente ao SL Benfica “B”, Filipe Martins, o novo técnico dos “Valentes Transmontanos”, espera enfrentar uma “equipa que tem muita qualidade”.

 

“Seguramente vai ser um embate muito competitivo, nunca é fácil preparar os jogos contra as equipas “B” e, principalmente, nesta fase do campeonato, porque muitos deles estiveram inseridos no estágio de pré-época da equipa “A”. Acreditamos que alguns deles possam amanhã aparecer para jogar, estamos a contar com isso, temos o plano A e o plano B montado. Mas qualquer que seja o cenário que vamos encontrar amanhã, seguramente, vamos encontrar uma equipa que tem muita qualidade, são jogadores jovens que por muitas das vezes as pessoas pensam que são inexperientes, mas pelo contrário, na minha opinião, são os jogadores que já têm muita tarimba, principalmente, a nível de seleções, mesmo a nível de provas internacionais da idade deles, e muitos deles, no ano passado, também jogavam na segunda liga. Vai ser sempre um embate muito competitivo contra os jogadores e contra ideias de jogo bastante evoluídas e que nos vão fazer estar ao nosso melhor. Temos de estar ao nosso melhor para dar uma resposta positiva amanhã contra a equipa do Benfica”.

 

Questionado acerca do plantel e se o mesmo foi construído à sua imagem, o timoneiro amadorense afirma sentir-se “bastante confortável, tanto com os jogadores que continuaram do ano passado, como com todos aqueles que vieram com o meu aval e com o meu cunho. Não houve nenhum jogador que tivesse ficado contra a minha vontade, portanto, sinto-me plenamente confortável com o plantel que temos, e todos os jogadores que aqui estão tiveram o meu aval técnico, tanto os novos jogadores como os que permaneceram do ano passado”.

 

Depois de uma pré-temporada onde a formação azul-grená somou seis triunfos, um empate e uma derrota, o técnico de 47 anos referiu ainda que a mesma serviu para “criar rotinas, para nos conhecermos, deu para perceber que temos um grupo de homens com carácter, um grupo que quer muito triunfar, mesmo os mais experientes estão com muita fome de vencer. Demos muito bons indicadores durante a pré-época, que têm, naturalmente, de ser confirmados amanhã e ao longo do campeonato. Mas, enquanto treinador sinto-me confiante, sinto que estamos preparados para dar uma boa resposta amanhã, entrar com o pé direito, que é esse o nosso objetivo, porque acho que fizemos um bom trabalho”. 

 

Filipe Martins, treinador que sucedeu, esta temporada, a Marco Alves no comando técnico dos “Valentes Transmontanos” vinca que o único caminho para o sucesso é o “trabalho”.

 

“Acredito que muitos deles [adeptos do Chaves] já me conheçam, mas não num papel de treinador do Chaves, é uma experiência nova para mim. É um desafio que eu aceitei com muito agrado. Aquilo que eu posso prometer aos adeptos do Chaves é trabalhar ao máximo, porque foi o trabalho que me fez chegar à I Liga. Vim das distritais do Lisboa, fui subindo até chegar à primeira liga e só conheço um caminho para alcançarmos o sucesso, que é o trabalho. É óbvio que também temos de estar rodeados de qualidade e acho que nesse aspeto tenho essa vantagem de ter à minha volta, tanto uma estrutura profissional e de qualidade, como a nível de plantel. Portanto, acho que temos os ingredientes todos para fazer uma boa época. É um campeonato muito competitivo e não vamos esconder, vai ser um campeonato que provavelmente vai ser decidido na última jornada, como foi no ano passado, e nós estamos aqui para lutar. A única coisa que eu vou prometer é empenho e respeito pelos valores dos transmontanos e dos flavienses. É só isso que temos de fazer, dar o máximo dentro do campo, transportar aquilo que treinamos. Se o fizermos, acredito que estamos mais próximos de ganhar os jogos, mas não vou aqui vender sonhos. Acredito piamente que o apoio dos nossos adeptos vai ser uma força extra para conseguir os objetivos que o Chaves propõe. O lugar do Chaves é, naturalmente, no patamar maior do futebol português, mas isso não se faz por outro meio que não seja o trabalho, é isso que eu prometo, humildade e trabalho, ou seja, um bocadinho aquilo que é os valores que me também têm transmitido a mim desde que cheguei, daquilo que é o povo transmontano”, explicou Filipe.

 

Em relação ao mercado de transferências, que ainda está em curso, Filipe Martins garante que “não irão entrar mais do que dois jogadores (...) no plantel azul-grená.

 

“A primeira ideia muito clara que eu quero deixar é que se não chegar mais ninguém, estou completamente satisfeito e confortável para atacar o campeonato. Acho que temos qualidade suficiente, mas, tal como todos os outros clubes, estamos atentos. Garanto que não irão entrar mais do que dois jogadores no máximo, até prevejo que provavelmente irá entrar apenas um jogador. Mas esse jogador, se entrar, tem de ser alguém que acrescente. Não vou especificar nenhum setor em especial, estamos no mercado, como as outras equipas, e também não somos imunes a isso, estamos sujeitos a que alguém apareça e que possa fazer uma proposta que o clube sinta que tem de ser aceite e eu, como treinador, tenho de arranjar soluções, se for esse o cenário. Se ficarmos assim como estamos hoje, estou completamente satisfeito e confiante que vamos atingir os objetivos. Não é um jogador que possa chegar, que vai resolver os nossos problemas, mas sim aquilo que tem sido o trabalho do grupo e a identidade que este grupo está a criar, e é nessa ideia que acredito muito. Se sentirmos que podemos apetrechar melhor a equipa, a nível de mais opções, não de mais qualidade, porque acho que a qualidade está cá. Podemos, eventualmente, ter mais um jogador até ao final do mercado que possa dar mais alternativas àquilo que é o plantel”, finalizou.

 

O duelo entre flavienses e lisboetas tem data marcada para amanhã, dia 10 de agosto, às 11h, no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira.

 

Diogo Batista
Foto: GD Chaves 


Partilha Facebook-
09/08/2025

Desporto

partilha facebook