GD Chaves desperdiça vantagem de dois golos e empata frente ao Lusitânia de Lourosa FC

O Grupo Desportivo de Chaves somou mais um empate, este sábado, dia 16 de agosto, desta vez, a duas bolas diante do Lusitânia de Lourosa FC, em partida relativa à segunda jornada da II Liga.

Apesar de assegurar uma vantagem de dois golos ao fim dos 45 minutos iniciais, graças ao golo de Reinaldo Satorno e ao autogolo de Luís Rocha, o Grupo Desportivo de Chaves não foi capaz, na segunda metade, de segurar a superioridade no marcador, permitindo o empate dos ‘lusitanistas’.

Tal como aconteceu diante do SL Benfica “B”, o Grupo Desportivo de Chaves voltou a entrar mais forte na partida e a colecionar, desde cedo, argumentos para se adiantar no marcador, logo aos 13 minutos foi caso disso. Wellington Carvalho aproveitou um ressalto ao segundo poste e ficou perto de inaugurar o marcador, valeu a defesa a meias, entre Vítor Hugo e o poste, para evitar o primeiro dos flavienses.

Depois de já ter marcado na jornada passada diante dos ‘encarnados’, Reinaldo Satorno tirou ‘um coelho da cartola’ para inaugurar o marcador no Estádio Luís Filipe Menezes, aos 23 minutos. Com espaço para progredir, o brasileiro de 24 anos fletiu da esquerda para o meio e disparou um remate indefensável para a baliza ‘lusitanista’.

Após o primeiro golo, conjunto de Filipe Martins manteve-se em alerta e foi à procura de dilatar o marcador, algo que viria a acontecer, já em período de descontos (45+3´), através de um pontapé de canto cobrado por Carraça e desviado para a própria baliza por Luís Rocha.

Com este autogolo do defesa esquerdo ‘lusitanista’, o Grupo Desportivo de Chaves foi para o descanso a vencer por duas bolas a zero.

Falta de “mentalidade” faz inverter papéis na etapa final e dita perda de dois pontos

Após assegurar uma vantagem confortável na metade inicial, o Desportivo de Chaves não foi capaz de transpor a exibição da primeira parte para a segunda, permitindo, logo nos minutos iniciais, o crescimento dos ‘lusitanistas’ na partida.

A perder por 0-2, o conjunto de Pedro Miguel não ‘atirou a toalha ao chão’ e aos 63 minutos, através de um pontapé de canto, Dylan Collard aproveitou a saída em falso de Vozinha e fez, de cabeça, o 2-1.

Sem muito tardar, o Lusitânia de Lourosa voltou à carga e na sequência de uma jogada de belo efeito de João Silva, que à meia volta e de pé esquerdo fez o golo da igualdade.

O segundo golo ‘lusitanista’ trouxe ainda mais intranquilidade aos flavienses, que aos 89 minutos viram Pedro Pelágio receber ordem de expulsão, após entrada dura sobre Arsénio.

Com este resultado, o Desportivo de Chaves soma dois pontos e ocupa, à segunda jornada da II Liga, o 11º lugar da tabela classificativa.

Os “Valentes Transmontanos” voltam a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 22 de agosto, às 20h15, para receber, no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, o FC Felgueiras.

Declarações de Filipe Martins: “Acho que nos faltou mentalidade. No intervalo avisei que tínhamos de ser ainda mais fortes do que fomos na primeira parte. (…) [Na segunda parte] Ficamos à espera que as coisas acontecessem por si só. Nestas alturas quando se sofre o primeiro golo é muito difícil de se endireitar. Muito mérito do Lourosa, porque fez por ir atrás do resultado. Fizemos uma primeira parte dominadora, com muita tranquilidade, entramos nas zonas que tínhamos de entrar, tínhamos o jogo completamente tranquilo, e nada justifica esta nossa segunda parte. Só consigo entender isto por falta de mentalidade nossa e quando digo nossa, eu sou o principal responsável, porque sou o treinador. Temos de aprender muito com estes dois pontos que acabam por quase saber a derrota”.

Diogo Batista
Foto: @reinaldo_oficial20


Partilha Facebook-
18/08/2025

Desporto

partilha facebook