Municípios do Alto Tâmega assinam contratos com o Governo para mitigar impacto dos fogos

Foram assinados esta sexta-feira, 26 de setembro, contratos-programa entre o Governo, através de três agências, e 58 municípios, entre os quais as autarquias de Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena e Montalegre, afetados pelos incêndios deste verão, onde os valores ultrapassam os sete milhões de euros.

O Cineteatro Municipal de Sátão, no distrito de Viseu, acolheu a cerimónia de Assinatura dos contratos-programa “Medidas de Emergência de Apoio e Mitigação do Impacto de Incêndios Rurais”, onde foram assinados 88 contratos-programa com 58 municípios no âmbito do Programa “Territórios Mais Resilientes”. 

Estes contratos, no valor de mais de sete milhões de euros, foram assinados entre 58 autarquias, sendo três delas do Alto Tâmega e Barroso, Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena e Montalegre, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Para além da presença da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, o autarca João Noronha também marcou presença em representação de Ribeira de Pena, assim como o vice-presidente de Vila Pouca de Aguiar, Filipe Nascimento.

Maria da Graça Carvalho vincou que a “a resposta do Governo foi tão imediata quanto possível. Logo após os incêndios, chegou ao terreno o apoio técnico fundamental do ICNF e da APA, e o suporte financeiro do Fundo Ambiental".

Segundo informa o ICNF, em outubro haverá um reforço de 11,7 milhões de euros com foco em dar seguimento a “ações de proteção, restauro e resiliência dos territórios”.

 

Foto: Município de Sátão


Partilha Facebook-
30/09/2025

Sociedade

partilha facebook