Ecovia Internacional do Tâmega e do Corgo entre as melhores da Europa

A Ecovia Internacional do Tâmega e do Corgo, que se estende pela região do Alto Tâmega, arrecadou o 3º prémio na categoria 'Excelência', na 12ª edição dos’ European Greenways Awards’.

O percurso pedestre e ciclável, que integra também a antiga Ecopista do Corgo, foi considerado o terceiro melhor da Europa em 33 candidaturas a prémios de ecopistas de 13 países.

A cerimónia de entrega dos prémios realizou-se na quinta-feira, dia 9 de outubro em Abanto-Zierbena, Bilbau (País Basco, Espanha). O Prémio ‘Vias Verdes Europeias’ foi criado em 2003 com o objetivo de promover exemplos de boas práticas e apoiar a sua replicação noutras vias verdes em toda a Europa.

A candidatura aos “12th European Greenways Awards” foi apresentada pela autarquia de Vila Pouca de Aguiar, em colaboração com os municípios de Chaves e Vila Real.

A Ecopista Internacional do Tâmega e do Corgo liga Chaves a Vila Pouca de Aguiar, passando por municípios como Verín, Vila Real, Peso da Régua e Santa Marta de Penaguião. Com uma extensão total de 59 km, a ecovia utiliza em grande parte o antigo traçado ferroviário, oferecendo um percurso ciclável e pedonal.

A Linha do Corgo foi planeada desde o século XIX para ligar as estâncias termais de Pedras Salgadas e Vidago e as localidades de Vila Pouca de Aguiar, Vila Real e Chaves à Linha do Douro.

A antiga linha do comboio foi reconvertida e hoje é possível desfrutar de uma via pedonal e ciclável, tendo como principal motivo a água que une as unidades termais de Pedras Salgadas, Vidago e Chaves.

 

Sara Esteves

Fotos: DR


Partilha Facebook-
14/10/2025

Sociedade

partilha facebook