PRR permite melhorar acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida em Chaves

Nove equipamentos públicos foram alvo de intervenção no âmbito de um Programa de Intervenção nos Edifícios Públicos (PIEP) que permitiu criar plataformas de acessibilidade para pessoas com deficiência, disse hoje a autarquia flaviense.

Com um investimento total de cerca de 70 mil euros, foram nove as intervenções realizadas em equipamentos públicos da cidade, essencialmente em escolas, para melhorar as acessibilidades para pessoas com deficiência.

Segundo o município de Chaves, as intervenções nos equipamentos contemplados pelo Programa de Intervenção nos Edifícios Públicos – PIEP (Acessibilidades 360º) encontram-se concluídas e resultam de um apoio financeiro no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Nos nove equipamentos, Escola Secundária Fernão de Magalhães, Mercado Municipal, Biblioteca Municipal, Centro Escolar de Santa Cruz-Trindade, Escola Secundária Dr. António Granjo, Escola Dr. Francisco Gonçalves Carneiro, Escola Básica e Jardim de Infância do Caneiro, Escola Básica de Vidago e Jardim de Infância de Vidago, foram eliminadas “algumas barreiras arquitetónicas ainda existentes, através da instalação de corrimões, execução de rampas, colocação de plataformas elevatórias, entre outros trabalhos pontuais, todos eles procurando dotar os espaços com melhores percursos acessíveis e canais de circulação sem condicionantes”, explicou a autarquia.

O Projeto “Acessibilidades 360º - Programa de Intervenção nos Edifícios Públicos” integra a Componente 3 – Respostas Sociais, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) para o período de programação de 2021-2025, apoiado pelos Instituto Nacional para Reabilitação, I.P (INR, I.P) e tem como objetivo garantir a plena acessibilidade aos serviços públicos a cidadãos com mobilidade condicionada, bem como a igualdade de oportunidades e a inclusão social.

 

 


Partilha Facebook-
12/07/2024 Jornalista: Sara Esteves Repórter de imagem: DR Fotos: CM Chaves

Sociedade

partilha facebook