VALPAÇOS: Retomadas atividades do Projeto Afetos

O Município de Valpaços retomou esta segunda-feira, 7 de março, as atividades do Projeto Afetos, uma iniciativa que pretende quebrar o isolamento social das pessoas com mais de 65 anos que vivem no concelho.

As atividades estavam suspensas devido à pandemia de Covid-19 e regressaram esta segunda-feira para “alegria dos participantes” dos seis núcleos onde o Projeto Afetos está implementado, nomeadamente, Valpaços, Carrazedo de Montenegro, Veiga de Lila, Lebução, Zebras e Friões.

Durante a realização das atividades é obrigatório o cumprimento de todos os procedimentos recomendados pela Direção Regional de Saúde (DGS), como o uso de máscara individual e a higienização das mãos, “o que é escrupulosamente cumprido por todos os idosos, que se mostram entusiasmados por praticar atividades físicas e socioculturais e se sentem envolvidos e acarinhados”.

Com o aliviar das medidas emanadas pela DGS, o calendário de atividades “ditará mais atividades como a “Dança Sénior”, as artes plásticas, as dinâmicas de grupo, entre outras. Também a participação de uma das psicólogas do Município de Valpaços que aborda temas como a solidão, a tristeza e a depressão apoiando os idosos a lidar com estes sentimentos tem feito parte da rotina”, explicou o Município de Valpaços.
Segundo a autarquia há intenção de implementar, brevemente, o Projeto Afetos em todas as freguesias do Concelho.