Bombeiros de Salto apostam em equipa cinotécnica para resgate de pessoas

A criação da equipa visa melhorar a capacidade de resposta na busca de pessoas desaparecidas, que, segundo o Comandante Hernâni Carvalho, “têm cada vez mais expressão”.

Recentemente, os bombeiros de Salto foram chamados a intervir no mesmo dia em três resgates no Parque Nacional da Peneda do Gerês. Um nas Sete Lagoas, onde uma mulher de 52 anos ficou ferida no membro inferior enquanto fazia o trilho, tendo a operação de resgate demorado duas horas, devido à dificuldade do terreno. Nesse dia, a equipa resgatou outra senhora de 54 anos que sofreu uma queda enquanto percorria o trilho junto ao Miradouro de Fafião. Em outra ocorrência, um casal, uma mulher de 53 anos e um homem de 57 anos, perderam-se quando realizavam um trilho no parque. Com o cair da noite e do aparecimento de nevoeiro, o casal ficou desorientado e perdeu-se próximo da barragem de Porto da Laje.  

A equipa cinotécnica será constituída por dois operacionais, disse os Bombeiros de Salto, e uma cadela. “Depois da formação de dois operacionais, com mais de 50 horas, temos agora a nossa primeira cadela: a Fênix. Com apenas dois meses, entrou na nossa família e também já trabalhou para aprender a salvar. Com quatro meses de vida, e dois meses de trabalho entre nós, em formação intensa, para se preparar para integrar a nossa equipa de resgate, com mais uma valência, acrescentando capacidade operacional. Será um processo rigoroso, exigente, de treino constante e aprendizagem até chegar à certificação e poder ajudar a salvar vidas”, lê-se na nota dos Bombeiros de Salto publicada nas redes sociais.

 

Sara Esteves

Fotos: Bombeiros de Salto