Fátima Fernandes toma posse na Câmara Municipal de Montalegre

Fátima Fernandes tomou posse na quinta-feira, 30 de outubro, como Presidente da Câmara Municipal de Montalegre após ter sido eleita, com maioria absoluta, nas autárquicas de 12 de outubro. A socialista venceu com 54.80 % dos votos (4 140 votos).

Fátima Fernandes de 57 anos assumiu a presidência da Câmara de Montalegre em outubro de 2022, depois da renúncia do então presidente Orlando Alves. Antes de assumir a presidência, desempenhava o cargo de vereadora a tempo inteiro do município, tendo sido membro da Assembleia Municipal de Montalegre entre janeiro de 1994 e outubro de 2005, e professora de português e latim. Fátima Fernandes é presidente da concelhia do PS de Montalegre.

“Vou trabalhar incansavelmente por Montalegre, com verdade, ética e respeito pela confiança que o povo depositou. Agradeço a todos os ex-autarcas que foram leais e dedicados defensores das suas populações. Não é um ato protocolar, é uma declaração de princípios e de serviço público. Trabalhar em prol do bem comum é a verdadeira razão de ser da política. Termina a disputa eleitoral e começa o tempo de cumprir o programa que os barrosões sufragaram. A partir de agora o meu partido é a minha terra. Queremos desenvolver o concelho, melhorar o bem-estar das populações, projetar o território e defender os nossos valores identitários. É essencial criar condições para fixar a população, atrair investimento, apoiar os jovens e proteger os mais idosos. Este é o tempo de servir. Estabelecemos compromissos com as pessoas e são esses compromissos que esperamos ver honrados ao longo destes quatro anos. Cada decisão será tomada com consciência do seu impacto e com a certeza de que estamos aqui para honrar o compromisso que o juramento simboliza, trabalhar incansavelmente pela nossa terra”.

A Coligação “Renovar Montalegre, Honrar Barroso”, que une PSD e CDS-PP, liderada por José Moura Rodrigues, foi a segunda força mais votada com 36,37% (2 748 votos), o Chega de Jorge Nogueira obteve 3,31% (250 votos), o Movimento Cidadãos de Montalegre, liderado por Vítor Afonso conquistou 1,58% (119 votos) e a CDU de Manuel Rodrigues obteve 0,86 % (65 votos). Em branco foram registados 142 votos (1,88 %) e contabilizados 91 votos nulos (1,20%).

Além de Fátima Fernandes, o Partido Socialista elegeu três vereadores, Ana Isabel Dias, Jorge Fidalgo e Nuno Mota Barroso e o PSD elegeu três, que tomaram posse na quinta-feira.

Joaquim Pires tomou posse como Presidente da Assembleia Municipal depois de vencer as autárquicas com 54,22 % (4.096 votos) e sucede a Fernando Rodrigues que cessou funções. “Agradeço a confiança que os barrosões depositaram em mim nestas eleições. É uma honra de assumir mais uma vez este desafio de presidir à Assembleia Municipal. Faço-o com enorme sentido de responsabilidade. trata-se de desempenhar um importante papel na construção da vida democrática do nosso concelho. Quero agradecer ao Fernando Rodrigues o empenho e a competência demonstrados enquanto exerceu as funções neste órgão. Felicito todos representantes eleitos que iniciam este compromisso de entrega e dedicação à causa pública. Desejo muito sucesso no exercício destas funções em prol das comunidades. Saúdo e felicito a presidente eleita, Fátima Fernandes, e na sua pessoa todo o executivo municipal pela confiança que os munícipes lhe depositaram, de forma inequívoca, colocando-a na liderança do concelho por mais quatro anos. Conto com o apoio de todos para exercício de mandato como presidente da Assembleia Municipal, que pautarei pela observância dos princípios da isenção, transparência, rigor, legalidade e igualdade”.

O PS conquistou 19 de 25 freguesias. O PSD venceu duas Cervos e Reigoso, o MMM venceu em Morgade, o AMS (A Mudança em Sarraquinhos) venceu em Sarraquinhos, Sezelhe e Covelães o Lurio (Lista União do Rio) e Tourém tem plenário agendado para 08 de novembro. 

 

Sara Esteves

Fotos: CM Montalegre