Vila Pouca de Aguiar: Executivo municipal discute 51 assuntos em reunião de Câmara

Desde o ponto dois até ao quinto, o plenário tomou conhecimento de Distribuição de Funções, a designação de vice-presidente da Câmara Municipal, José Luís Teixeira, a designação de vereador a tempo inteiro, Diogo Fernandes, e a delegação de competências no vereador José Luís Teixeira.

O ponto seis, referente a representantes da Câmara Municipal à instalação da Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios do Alto Tâmega, foi reprovado por três vereadores do Partido Socialista e um vereador do Movimento Aguiarense Independente que votaram contra, e os elementos do Partido Social-Democrata votaram a favor.

A alteração Permutativa dos Documentos Previsionais para o ano de 2025 foi aprovada por unanimidade. Desde o ponto oito até ao 32, os pedidos de verificação de contador de água por alegados consumos exagerados foram aprovados por unanimidade de acordo com as propostas apresentadas.

Nas obras, a nova Comissão de Vistorias foi aprovada por todos, bem como o pedido de execução de obras de beneficiação/melhoramento em espaço do domínio público, os dois projetos de arquitetura e os três pedidos de emissão de parecer à constituição de compropriedade em prédio rústico e ainda um pedido de licenciamento/legalização de obra.

Relativamente às refeições no Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar, houve consenso para a abertura de procedimento por concurso público para a adjudicação na aquisição de mercearia, carne fresca, peixe e congelados, frutas e legumes, pão e bolo-rei.

De seguida, avançaram duas adjudicações com aprovações unânimes referentes à minuta do contrato para fornecimento e instalação de solução tecnológica para modernização da infraestrutura Backoffice — Datacenter, Switching, Storage e à minuta do contrato Aldeialix Biomassa — Tresminas.

A alienação de equipamento obsoleto de uma varredora foi consensual.

Seguiram-se três propostas relativas ao Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar que mereceram concordância, designadamente a Implementação do Programa de Educação Financeira “No Poupar Está o Ganho”, para o ano letivo 2025/2026, promovido pela Fundação António Cupertino de Miranda; Comparticipação financeira tendo em vista o Dia do Diploma; Comparticipação financeira para o “Programa Eco Escolas – 2025”, através da Escola Básica de Pedras Salgadas.

Relativamente às Normas Reguladoras do Concurso de Árvores de Natal Recicladas, a proposta foi aprovada por maioria com cinco abstenções e dois votos a favor.

No campo social, o plenário assumiu conformidades com a candidatura para a renovação de “Cartão Abem” pela Rede Solidária do Medicamento; com a candidatura para atribuição e/ou renovação de Cartão Social do Município e, a finalizar, com as atribuições de subsídios escolares e suplementos alimentares no âmbito da ação social escolar.

O executivo municipal foi composto por: Ana Rita Dias, Presidente (PSD), José Luís Teixeira, Vereador (PSD), Diogo Fernandes, Vereador (PSD), Manuel Borges Machado, Vereador (PS), Sofia Guedes, Vereadora (PS), Pedro Crespo, Vereador (PS), e José Diegas, Vereador (MAI).