Centro Social Paroquial Padre Sebastião Esteves distinguido como entidade empregadora inclusiva

 

O Centro Social Paroquial Padre Sebastião Esteves, instituição que se dedica a promover a interação social entre diferentes grupos, como crianças da Creche e jovens e adultos com deficiência que frequentam o Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) foi reconhecido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) como ‘Entidade Empregadora Inclusiva 2025’.

Para a instituição aguiarense, este reconhecimento público representa “o nosso compromisso permanente com a inclusão, a igualdade de oportunidades e a acessibilidade, valores que fazem parte da nossa missão institucional”.

Numa nota publicada, este centro social e paroquial, explica que a instituição foi ainda reconhecida pelas boas práticas no domínio das acessibilidades implementadas no Festival Artimanha, realizado pela associação Animódia.

“Este prémio não é apenas uma honra para a instituição, mas também uma afirmação de que a inclusão e a valorização da diversidade são essenciais para um mercado de trabalho mais justo e inclusivo”, lê-se na mesma publicação.

O Centro Social Paroquial Padre Sebastião Esteves espera com este reconhecimento “fortalecer o compromisso diário com a igualdade, dignidade e inclusão porque acreditamos que todos têm um lugar e um valor”, termina por dizer a instituição.

O galardão foi entregue a Daniela Cardoso e a Patrick Fernandes.

A “Marca Entidade Empregadora Inclusiva” é uma iniciativa destinada a premiar entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, que implementam e promovem políticas ativas de inclusão de pessoas com deficiência ou incapacidade, “nomeadamente através de práticas exemplares de recrutamento, manutenção do emprego, acessibilidades e integração na comunidade”.

Nesta edição de 2025 foram realizadas 204 candidaturas, tendo o IEFP distinguido 77 entidades, oito das quais com a menção de “Excelência”. 

 

Sara Esteves

Foto: Centro Social Paroquial Padre Sebastião Esteves