Autarca de Vila Pouca de Aguiar destaca investimento e combate ao despovoamento nos primeiros 100 dias de mandato

A autarca fez um balanço da atividade municipal desde a tomada de posse, a 27 de outubro de 2025, em entrevista a um órgão local, onde abordou a conjuntura política, o protocolo com a empresa VMPS, os impactos do mau tempo e o trabalho desenvolvido pela Proteção Civil.

Entre as principais empreitadas em curso no território, Ana Rita Dias destacou, a Requalificação do Parque Escolar da Escola Básica de Pedras Salgadas em 418.363,00 euros, a Refuncionalização da Antiga Feira do Gado e Zona Envolvente (174.863 euros), a Requalificação Funcional da Zona Ribeirinha de Pedras Salgadas – Lanço B (728.122 euros), o Empreendimento de Habitação Social – Bairro da Cruz Vermelha (799.148 euros) e a Requalificação e Modernização de Equipamentos Desportivos em várias freguesias, num investimento global de quase meio milhão de euros.

Foi ainda referido o projeto Aldealix, que prevê o aquecimento de uma aldeia através da biomassa existente na envolvente de Tresminas, numa obra avaliada em cerca de 400 mil euros, já consignada e com início de trabalhos previsto.

No setor da educação, a autarca revela que os investimentos em infraestruturas ultrapassam os dois milhões de euros, incluindo a requalificação das pré-escolas do concelho, do Centro Escolar de Vila Pouca de Aguiar e da Escola Básica de Pedras Salgadas, bem como a construção de um pavilhão para atividades na Escola Secundária. Paralelamente, explica que foram implementados programas como a promoção do sucesso escolar, o Centro Qualifica e a criação da Ludoteca em Pedras Salgadas.

Nas áreas da ação social e da saúde, Ana Rita Dias adianta que o investimento ronda um milhão e 700 mil euros, e destaca o reforço da habitação social, intervenções como a Requalificação do Centro de Saúde de Vila Pouca de Aguiar, a Remodelação da Extensão de Saúde de Jales e respetiva zona envolvente, o Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário em Cidadelha de Aguiar e o Serviço de Apoio Domiciliário no Alvão. A autarca social democrata explica ainda que foram também lançados projetos como o CLDS5G, os Fundos Municipais de Emergência e a Unidade Móvel de Combate ao Isolamento Social.

No turismo, comércio e serviços culturais, revela que o investimento ascende a quase seis milhões de euros, incluindo a Requalificação do Castro de Cidadelha de Jales, da Igreja de Santa Eulália, em Pensalvos, a Reabilitação de Antigas Escolas Primárias para integração na Rede de Albergues do Município, a Glória Hípica em Pedras Salgadas e o Centro Interpretativo e Etnográfico de Telões – Espaço Etnográfico da EN2. A autarquia adianta que tem ainda apostado na promoção da Rota Mineira, do Trilho Mineiro e na organização de feiras e participação em eventos nacionais e internacionais, bem como na implementação de projetos ligados ao Caminho de Santiago e à Estrada Nacional 2.