Fé e devoção marcam Festividades em Honra de Nossa Senhora das Brotas

A cidade de Chaves voltou a encher-se de fé e tradição com a celebração das Festividades em Honra de Nossa Senhora das Brotas, uma tradição religiosa secular, que perdura na memória dos flavienses, que atravessa gerações e que continua a unir a comunidade.

Como ponto alto, a majestosa procissão em honra de Nossa Senhora das Brotas saiu no domingo, 27 de abril, e percorreu o trajeto entre o Nicho do Bairro dos Fortes, com a rua entapetada de flores, fruto do esforço da comunidade, em direção à capela do Forte de São Neutel, local emblemático da cidade flaviense associado à padroeira, por conter no seu interior uma capela seiscentista, construída no século XVII, em homenagem a Maria Mãe de Jesus.

A procissão, com o andor a ser carregado pelos militares do Regimento de Infantaria Nº 19, contou com passagem pela porta de armas do RI 19, acompanhada pela Banda Musical de Vila Verde da Raia, militares do RI 19 e pelo Agrupamento de Escuteiros. Seguiu-se a missa campal em honra da padroeira, presidida pelo Arcipreste Hélder Sá, cantada pelo Coro da Banda Musical de Vila Verde da Raia e bênção das pastas dos alunos finalistas da Escola Superior de Enfermagem, da Cruz Vermelha Portuguesa do Alto Tâmega e Barroso.

Durante três dias, o Forte de São Neutel foi palco de celebrações, que aliaram o sagrado ao festivo. “Esta festa é um verdadeiro marco do património religioso de Chaves, que continua a ser vivida intensamente pelos seus habitantes, numa forte ligação à iconografia mariana”, referiu a autarquia de Chaves.

As Festividades foram organizadas pela Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora das Brotas e o Município de Chaves, com o apoio da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Regimento de Infantaria Nº 19, Junta de Freguesia de Santa Cruz, Trindade e Sanjurge, Associação Empresarial do Alto Tâmega (ACISAT), Grupo de Escuteiros de Chaves e a Igreja Matriz de Chaves.

Estiveram presentes as deputadas da Assembleia da República, Manuela Tender, do Chega, e Fátima Correia Pinto, do Partido Socialista (PS), Paula Chaves, vereadora da Câmara Municipal de Chaves, o Comandante do Regimento de Infantaria 19 de Chaves, Coronel Manuel Mendes Cavaco, José Pimentel Sarmento da Comissão Organizadora e José António Carreira, Presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz Trindade e Sanjurge, entre outras individualidades.

O programa de três dias de atividades arrancou no sábado,26 de abril, e terminou na segunda-feira, 28 de abril, com a celebração da eucaristia, uma missa em honra da padroeira, presidida pelo Arcipreste Hélder de Sá e pelo Capelão do RI 19, Major António Pinto Dias, cantada por elementos do coro da Igreja de Santa Cruz – Trindade.

O evento religioso contou ainda com várias atuações musicais.

 

 Fotos: Facebook Manuela Tender