Escola Superior de Hotelaria e Bem-Estar recebe na 2ª fase seis novos alunos

A Escola Superior de Hotelaria e Bem-Estar (EHB), do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), instalada em Chaves, vai receber mais seis novos alunos que ficaram colocados na 2ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2025/2026. Estes estudantes juntam-se aos 40 alunos que ficaram colocados na primeira fase. Os resultados foram conhecidos no domingo, 14 de setembro.

No curso de Direção e Gestão Hoteleira ficaram colocados na primeira fase 11 estudantes, e agora cinco alunos, sendo que ainda existem nove vagas sobrantes para a terceira fase de acesso ao ensino superior que arranca a 23 de setembro e termina a 25 deste mês.  Os resultados serão divulgados a 01 de outubro. Nesta fase, este curso superior foi procurado por 17 candidatos e a média do último candidato é de 120.3 valores.

No novo curso de Osteopatia ficou colocado um aluno, num total de um candidato. A nota do último colocado foi de 142,3 valores e restam 18 vagas para a terceira fase de candidaturas. No novo ciclo de Restauração e Tecnologia Alimentar na primeira fase foram colocados dois estudantes e agora nenhum, sendo que restam 18 vagas.  

Já na licenciatura de Fisioterapia, curso da Escola Superior de Saúde do IPB, mas a funcionar nas instalações da EHB em Chaves, foram colocados na primeira fase 24 alunos e esgotou todas as vagas. A nota do último colocado foi de 158,3 valores e o curso foi procurado por 204 candidatos.

Segundo o Instituto Politécnico de Bragança, foram colocados neste politécnico, com seis unidades orgânicas, no total das duas fases, 1 058 estudantes, dos quais 296 na 2.ª fase, menos 378 face ao ano anterior.

“Tal como na 1.ª fase, também na 2.ª fase se registou forte quebra do número de candidatos a nível nacional (menos 2 533, de 19 644 em 2024 para 17 111). Porém o número de colocados aumentou (de 8029 para 8824). Esta combinação - mais vagas e menos candidatos - acentuou a litoralização do ensino superior, favorecendo a migração de estudantes para os grandes centros, sobretudo Porto e Lisboa”, refere o IPB numa nota publicada.

A terceira fase de acesso ao ensino superior decorrerá de 23 a 25 de setembro e os resultados serão conhecidos a 01 de outubro.


Sara Esteves

Foto: Carlos Daniel Morais