Tiago Ribeiro e Beatriz Roxo sagram-se vencedores da 1ª Rampa do Castelo

O vencedor da geral masculino foi Tiago Ribeiro, de 37 anos, nascido em terra de ciclismo, Nogueira do Cravo, no concelho de Oliveira de Azeméis, e que pertence à equipa Skoda Irmãos Leite Tourencinho, do concelho de Vila Pouca de Aguiar. Conta já no seu currículo com a vitória na classificação por pontos da Volta ao Nordeste 23 e Volta a Lugo 25. Fez a Rampa do Castelo com o tempo de 6:02 segundos, apenas a cinco segundos do segundo lugar, Emanuel Silva.

Para Tiago Ribeiro, foi uma prova “repleta de emoção ao longo de todo o percurso, com as bandas a alegrar as partidas e a fazer com que as partes mais inclinadas da subida fossem mais animadas. É um evento único na região, pelo carácter popular que faz lembrar as típicas festas de aldeias da região”. Quanto ao trajeto da prova, o vencedor da geral masculino explica que “em termos desportivos, trata-se de um percurso extremamente exigente, dificultado pelo piso empedrado. Como amante das célebres «clássicas do Norte», que se fazem no norte da europa com muito paralelo e subidas inclinadas, a Rampa do Castelo faz lembrar as subidas icónicas dessas provas”.

Com 8:05 segundos, Beatriz Roxo, de 21 anos, venceu a geral feminina. Atleta da equipa espanhola Cantabria Deporte – Rio Miera, que tem raízes no concelho de Vila Pouca de Aguiar, este ano conseguiu o título de campeã Nacional de Contrarrelógio em Elite e estará presente, em outubro, no Campeonato Europeu de estrada com a seleção nacional.  A atleta disse que “foi muito divertido e completamente diferente do que tem feito! A parte mais difícil foi o facto de ser de noite e não conseguir ver bem o percurso”.

Segundo a Associação do Castelo, a “originalidade da prova e o local pitoresco e icónico, foram os pontos mais destacados pelos participantes que demonstraram grande vontade de repetir a façanha!”. Todos os vencedores das diferentes categorias, levaram um troféu, que consistia numa pedra da calçada que tinham acabado de subir de bicicleta. Depois da entrega de prémios houve animação com um DJ.

“O percurso esteve polvilhado de público, abrilhantando ainda mais a prova que cantou ao tom da Banda do Pontido”, remata a organizadora do evento.

A prova contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, da Junta de Freguesia de Telões, da Banda do Pontido, dos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar e do Grupo Unicer.

 

Fotos: Associação Castelo