PSD Chaves entrega à Ministra da Saúde memorando em defesa da criação da ULS do Alto Tâmega

A Comissão Política de Secção de Chaves do Partido Social Democrata (PSD) entregou na quarta-feira, 10 de julho, à Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, um memorando em defesa da criação da Unidade Local de Saúde do Alto Tâmega (ULS ATB).

O PSD defende um modelo de saúde diferente do atual, que entrou em vigor em janeiro de 2024, e que integra 39 unidades locais de saúde, com uma área de influência de 21 concelhos.

Para o PSD de Chaves, a criação do modelo de ULS do Alto Tâmega, com incidência em seis concelhos da região (Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar), é uma “medida fundamental” para “melhorar a gestão dos serviços de saúde na região, assegurar a proximidade dos cuidados de saúde e combater as assimetrias existentes”, explica em comunicado o Presidente da Comissão Política do PSD de Chaves, Carlos Afonso Teixeira.

O memorando defende ainda “a valorização do Hospital de Chaves e dos seus profissionais, a importância de investir na infraestrutura e nos recursos humanos do Hospital de Chaves para assegurar a continuidade e qualidade dos serviços prestados, a necessidade de resolver os problemas de encerramento frequente de urgências pediátricas e de ortopedia, e a carência de profissionais, que têm comprometido a prestação de cuidados de saúde”.

A Comissão Política de Secção de Chaves e os Deputados do Partido Social Democrata (PSD) eleitos pelo Círculo de Vila Real, Amílcar Almeida e Alberto Machado, estiveram reunidos no mesmo dia com o Ministério e a Secretaria da Saúde onde terão discutido a valorização do Hospital de Chaves e dos seus profissionais e entregue em mão o Memorando em defesa da criação da Unidade Local de Saúde do Alto Tâmega.

De recordar que em outubro de 2023, a população e autarcas locais saíram à rua em vigília pela defesa da unidade hospitalar de Chaves e por um modelo de saúde do Alto Tâmega.