Pedras Sounds reúne cerca de 4000 visitantes em Pedras Salgadas

O cartaz musical dividiu-se entre a nostalgia da década de 90, 80 e 2000 e os sons contemporâneos. Na primeira tarde, o Sunset contou com DJs Oficiais Pedras Sounds que animaram a tarde até à atuação da PT Dance Academy, no palco da restauração, estreante neste evento.

A programação passou para o palco principal com o Dj Gil Sanches a aquecer o festival. Seguiu-se a atuação da Academia Dança D’Aguiar, presente pelo terceiro ano consecutivo, que protagonizou uma marcante homenagem aos ABBA, com a participação da jovem cantora aguiarense Mafalda Teixeira, que transportou o público para uma viagem ao passado.

Em formato de tributo, Dj Nelo, que atuava na discoteca Blondie, uma das primeiras do distrito de Vila Real, localizada em Pedras Salgadas, surgiu acompanhado da PT Dance Academy que levaram a uma atmosfera vibrante que envolveu os festivaleiros.

O espetáculo We Are the 90’s Show, com participação especial de Melão e Nonstop, era bastante aguardado tendo em conta a indumentária de parte dos visitantes que iam a rigor com os lenços característicos. Levou o público a cantar em uníssono os êxitos que marcaram as gerações dos anos 80 a 2000, num ambiente de pura animação e entusiasmo. O Dj Rullez encerrou o dia com energia extra no palco.

 

O regresso do aclamado artista Piruka

Já a segunda noite apostou na música urbana e eletrónica, com atuações de Dj Rullez, Faixa 13 - numa aposta da organização na inclusão, todos os anos, de uma banda local - Dj Mindo Costa e o esperado regresso de Piruka “um dos maiores nomes do hip hop nacional”, destaca a organização, que teve como participação especial Mun, Gama e Guga. Os fãs vibraram ao som do artista que teve a presença de muitos festivaleiros.

Posteriormente entrou novamente em cena o Dj Mindo Costa, ao qual se seguiram os DJ’s Miguel Ângelo e Joel que continuaram a animar Pedras Salgadas. Ainda com energia para gastar, o público recebeu Kura, que conta com uma carreira internacional, e que manteve os visitantes em êxtase pela madrugada fora. A edição do Pedras Sounds 2025 terminou com o Dj Alex Pires, num culminar de dois dias de festa e animação.

 

Zona infantil com novidades

A edição deste ano contou com várias novidades que enriqueceram a experiência do público. Uma das mais destacadas foi a zona kids com um insuflável, garantindo momentos de diversão para os mais novos. Também em estreia no evento foram as pinturas faciais néon, inicialmente pensadas para os mais novos, mas com os adultos a entrarem na onda com muitos pedidos.

Nesta edição, a zona de restauração disponibilizou desde petiscos regionais a opções mais contemporâneas.

 

Inclusão e Sustentabilidade foram prioridades

Outra aposta da organização foi, novamente, a criação de uma zona para pessoas com mobilidade reduzida, garantindo melhores condições de acesso e visibilidade dos espetáculos. Esta medida foi um passo importante para tornar o festival mais inclusivo e acessível a todos.

Seguindo a linha das edições passadas, a sustentabilidade também marcou presença. O festival voltou a apostar nos copos reutilizáveis a “favor do nosso planeta e de um futuro mais sustentável”, menciona a organização, de modo a reduzir o desperdício e incentivar a práticas amigas do ambiente.

 

Edição de 2025 “superou as expectativas”

A 13ª edição do Pedras Sounds Festival contou com “pessoas de todas as idades e o feedback tem sido muito bom”, começa por dizer Luís Pereira, um dos responsáveis do festival. Apesar de outras festividades paralelas que também aconteceram nos dias do evento, a organização afirma que “superou as expectativas com um ambiente espetacular” que recebeu cerca de 4000 festivaleiros. “Ver pessoas de todas as idades a dançar e a curtir o festival, deixa-nos de coração cheio”.

Tal como nos anos anteriores, e sempre preocupados em atingir as expectativas dos visitantes, a organização do Pedras Sounds já lançou o questionário para saberem o seu feedback e  perceberem “o que é que gostaram e não gostaram, sugestões de artistas, e não só, para o festival do próximo ano”.

Fotos: Iara Ferreira, Salvador Lopes & DR